Com o objetivo de melhorar a identificação de etiquetas RFID (identificação por radiofrequencia) especialmente em produtos como perfumes, joias, cosméticos, acessórios e utilidades domésticas, a Avery Dennison apresenta uma nova família de tags e soluções de RFID cuja aplicação melhora a flexibilidade, durabilidade, eficiência, velocidade e capacidade gráfica destas etiquetas.
Como explica Eduardo Costa, Desenvolvimento de Mercado da divisão RBIS (Retail Branding and Information Services), “a nova linha inclui rótulos para itens contendo metal e líquidos; etiquetas de codificação mais rápidas e com maior sensibilidade de leitura; e tags robustas para uso em aplicações de vestuário e em ambientes agressivos”.
Para tal, a Avery Dennison trabalhou com parceiros líderes no mercado como NXP, Impinj e EM Marin para criar soluções mais versáteis e de alta performance em RFID, atendendo a aplicações que tradicionalmente não tinham acesso a esta tecnologia. As novas soluções também melhoram consideravelmente as propriedades gráficas das etiquetas, possibilitando aos designers criações que atendam às expectativas do mercado global.
Entre as soluções estão os novos rótulos RFID AD-451m5 produzidos a partir de um processo exclusivo que consiste em utilizar um inlay RFID (feito com um chip Impinj Monza 5 IC) ligado a uma fina camada de espuma com duas vezes a largura da capa e capaz de ser impressa numa impressora de transferência térmica padrão.
Depois que a etiqueta é impressa, o forro pode ser removido, expondo um revestimento adesivo. A etiqueta é dobrada ao meio e com as partes aderentes grudadas umas às outras, embutindo o topo do rótulo, com duas camadas de espuma por baixo dele. Um outro forro, ligado à camada de espuma inferior, pode então ser removido, expondo uma camada adesiva que é utilizada para fixar a etiqueta ao produto.