A codificação permanente com foco na rastreabilidade de autopeças será um dos destaques apresentados pela Sunnyvale na 11ª Mecminas (Feira da Indústria Mecânica de Minas Gerais), que acontece entre 05 (hoje) e 08 de novembro, durante o Expominas, em Belo Horizonte. Os equipamentos expostos serão da SIC Marking, que já é referência no mercado mundial de codificação para marcações permanentes e que auxiliam na rastreabilidade dos processos produtivos para controles internos nas indústrias. A segurança neste modelo de marcação de peças é vista também como aliada na prevenção de roubo de veículos pelas operadoras de seguro, o que também passou a ser conhecido como vacina.
Segundo o gerente da divisão de codificação permanente da Sunnyvale, Renato Almeida, há mesmo um aumento de investimento de empresas que prestam o serviço conhecido como vacinação de veículos para operadoras de seguro. “O crescimento é ainda maior no segmento de caminhões, que é um dos que mais contabiliza prejuízos no caso de roubos. Há exemplos em que são codificadas 80 partes diferentes do veículo, entre peças e carroceria”, explica o executivo, que coloca ainda como potenciais empresas para esta prática as transportadoras e associação ligadas à transporte de carga.
Entre os produtos que estarão expostos estão as codificadoras SIC Marking por micropuncionamento EC9 com rotacionador, E8i 52, E9 P62, E9 p122 M e E8 c153. A codificação permanente já é prática comum no segmento metal-mecânico para a rastreabilidade de processos produtivos por ser uma marcação mais profunda e inviolável, devido a possibilidade de corrosões e ações externas que danificariam as informações gravadas.