Seguindo a tendência do mercado mundial, as cargas movimentadas pelo Porto de Paranaguá estão cada vez mais conteineirizadas.
A movimentação de contêineres com produtos, que antes eram exportados ou importados apenas a granel (soltos no porão do navio), está significativamente maior, segundo o registro do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Entre os grãos – soja e milho – esse aumento é de quase 400%.
De acordo com os dados do terminal, arrendatário do Porto de Paranaguá, em 2012 foram exportados 1.881 contêineres de soja e milho. Este ano, já são quase 8,8 mil, um aumento de 368%. No caso da importação, se destaca a movimentação de contêineres de fertilizantes. Em 2012, foram 1.259 contêineres dos produtos. Este ano, 2.153; um aumento de 71%.
Para o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, o aumento reflete uma tendência natural do mercado marítimo internacional. “Há uma tendência crescente de movimentação de mercadorias por contêineres, sobretudo pela agilidade na operação. O volume movimentado de grãos e fertilizantes, apesar de ser pequeno, destaca-se porque está crescendo bastante de um ano para o outro”, afirma Dividino.
Segundo o TCP, as vantagens de movimentar essas cargas em contêineres são, principalmente, qualidade e agilidade. “Os navios break bulk (que leva a carga solta no porão) costumam ter line-up (programação) elevado, podendo chegar a 70 dias de atraso nas atracações. Isto equivale ao aumento de custo operacional e equilibram a conta entre os modais. Ou seja, compensa pela garantia de entrega e prazo”, explica o diretor superintendente do terminal, Juarez Moraes e Silva.