Especializada em refeições prontas para o consumo, a Qualité atua no mercado de Manaus (AM) desde 2010 na produção de sanduíches para distribuição de uma carteira de cerca de cem clientes, entre supermercados, franquias de alimentos, companhias aéreas e salões de beleza.
A empresa é de pequeno porte, mas a necessidade de expandir os negócios fez com que a fundadora, Marina Camargo, procurasse ferramentas que auxiliassem o desenvolvimento da empresa. A escolha pela aplicação do código de barras nos produtos atendeu as expectativas. “É preciso trabalhar com uma visão de médio e longo prazo, nunca imediatista. Foi com esse espírito que resolvemos buscar o código de barras. Ele agrega valor à mercadoria e o retorno tem sido maior do que imaginávamos”, afirma.
A ferramenta foi uma das soluções que ajudou a empresa a aumentar a produção de 1,5 mil sanduíches naturais por mês para 20 mil unidades. Além do maior acesso a novos clientes, o código de barras se transformou no ingrediente fundamental para a expansão da Qualité. Recentemente, o portfólio de sanduíches ganhou as versões baguete e light, e as embalagens também foram reformuladas.
A Associação Brasileira de Automação atua no Brasil há 30 anos e mais de 57 mil empresas de 20 segmentos do mercado adotaram o Sistema GS1 como padrão, desde produtos de consumo, logística e transporte até os segmentos mais específicos, como saúde e defesa.