paranaguafert

paranaguafert

O volume de fertilizantes que entrou no país, pelos Portos de Paranaguá e Antonina, está maior este ano. De janeiro a outubro, já são quase 8,4 milhões de toneladas dos produtos importadas pelos terminais paranaenses – 6% a mais que o registrado no período no ano passado.

Esses insumos agrícolas representam mais da metade das importações realizadas pelos Portos do Paraná em 2014: 57% do total de cerca de 14,67 milhões de toneladas de produtos. A principal explicação para este aumento, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), é a ampliação da área de plantio da soja e a capitalização dos produtores.

“Até a semana passada, tínhamos 61% da soja já plantada no Estado, sendo que o normal para esta época seria em torno de 72% já plantado. O atraso é reflexo das chuvas irregulares no mês de outubro e início de novembro”, afirma Marcelo Garrido, economista da Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral.

 

A estimativa do Deral para a safra 2014/15 é de uma área plantada com soja de cinco milhões de hectares – 3% superior à safra passada. Em termos de produção, a estimativa é de 17,2 milhões de toneladas, um crescimento de 18% em relação ao ano passado. “Problemas climáticos podem alterar essa previsão”, alerta.

By thais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *