O varejista GPA iniciou em agosto a operação de sua Central de Distribuição (CD) integrada em Pernambuco. Com área de 75.000 m² (ampliável para 100.000 m²) e 14 metros de pé direito, o empreendimento está localizado em Cabo de Santo Agostinho, polo econômico em Pernambuco, e atenderá parte da demanda do GPA no Nordeste nos próximos anos.
A Central é um resultado dos esforços da companhia em sinergia e integrará as operações logísticas da Via Varejo (Pontofrio e Casas Bahia), Multivarejo (Extra, Pão de Açúcar e Proximidade) e da Cnova (operação de E-commerce) na região, atendendo a um total de nove estados. A capacidade instalada da nova central é de 60 mil paletes.
Na central haverá a operação logística de todas as categorias trabalhadas pelo Multivarejo: mercearia, não-alimentos, hortifrúti e perecíveis. A Via Varejo ocupa os outros 50% da área, para estoques de eletroeletrônicos e móveis.
A nova Central desponta como uma das mais tecnológicas da companhia, reunindo algumas inciativas como iluminação T5 e equipamentos elétricos de movimentação. O objetivo é testar essas novidades e avaliá-las para os demais CDs do GPA no restante do país.
Além do CD de Pernambuco, o grupo segue com outras sinergias logísticas. Cnova (Operação de E-commerce) e Via Varejo já operam as Centrais de Distribuição de Jundiaí (SP) e Camaçari (BA) de forma conjunta, com utilização compartilhada do espaço físico e dos transportes.