O Grupo TPC adotou uma nova ferramenta operacional em seus armazéns que permite aos funcionários separar os pedidos por meio de um sistema de voz.
Chamado de voice picking, o sistema deixa de lado as digitações e a leitura de código de barras para dar lugar a um fone de ouvido e microfone. O investimento de R$ 1 milhão tem um motivo: a adoção da tecnologia representa uma economia de tempo de 25% no recolhimento dos produtos.
Já dentro do armazém, o operador insere o código do pedido e pergunta ao sistema qual produto deve coletar, a voz é transformada em dados e estes são enviados por wi-fi a um computador, no qual está instalado um programa de WMS (gerenciador de estoques).
Em seguida, o operador ouve um comando de voz eletrônico comunicando qual é a sua tarefa, com as coordenadas da localização do produto no armazém. Ao coletar, ele avisa o sistema, que lhe transmite uma nova ordem, sempre planejando a rota mais eficiente dentro do armazém.
A ferramenta foi implementada no Centro de Distribuição Jaguaré, em São Paulo (SP), onde o Grupo possui uma área com 15 mil metros quadrados para operação de medicamentos. “Neste centro de distribuição são separados 40 mil itens por dia. Decidimos por essa tecnologia a fim de trazer inteligência para armazenagem e agilidade nos processos”, explica Luis Chamadoiro, vice-presidente de logística geral do Grupo TPC.