A DHL apresentou em um evento em São Paulo as diversas soluções tecnológicas que estão em fase de teste ou implantação dos CDs da empresa pelo mundo, e que devem chegar logo ao Brasil.
A principal delas é o uso de tecnologia aumentada, por meio de óculos inteligentes. O óculos mostrava as informações de cada tarefa durante o processo de retirada de materiais, incluindo o corredor, a localização física do produto e a quantidade desejada. A tecnologia foi utilizada para implementar a retirada eletronicamente assistida de materiais (vision picking) nas operações de armazenagem. No total, 10 funcionários utilizaram os equipamentos e gerenciaram a retirada de mais de 20.000 itens, cumprindo 9000 pedidos dentro do prazo determinado. Como resultado deste piloto, a equipe foi capaz de operar muito mais rapidamente e sem cometer erros, gerando um aumento de 25% na eficiência operacional.
O visual picking não foi o único destaque tecnológico da apresentação da DHL. Seguindo a tendência mundial de utilizar aplicativos e a internet para agilizar a comunicação, a empresa destaca o rastreador de visibilidade, que conecta o motorista diretamente com o engenheiro de recepção, oferecendo updates em tempo real da carga.
Outra solução comentada foi o chamado “crowd logistics”, que consiste em um aplicativo, o MyWays, que utiliza as redes sociais para promover a entrega de pacotes aproveitando o deslocamento diário de moradores da cidade. Esse projeto também está em fase piloto e começa agora a ser implantado em Nova York, nos EUA.