As descrições de cargos são documentos formais e impessoais que especificam a abrangência e o escopo das atividades e responsabilidades de um profissional designado para a função, assim como o perfil requerido para o exercício desse cargo nas empresas.
O perfil profissional integra a descrição do cargo, relacionando as competências, habilidades e atitudes necessárias para a efetividade do dia a dia no trabalho. As competências envolvem os conhecimentos teóricos (instrução escolar e formação técnica e acadêmica, bem como cursos extracurriculares), enquanto as habilidades estão relacionadas com a experiência prática desenvolvida pelo exercício da função e, complementando, temos as atitudes, que se referem à postura interpessoal e ao comportamento positivo, como o grau de resiliência frente ao estresse.
Usualmente, a descrição do cargo deve ser elaborada pelo departamento de recursos humanos da própria empresa, que consulta e valida as informações consolidadas junto aos gestores diretamente responsáveis pela governança daquele cargo, bem como ao colaborador preposto.
Seu propósito é esclarecer os deveres e obrigações, autoridade e autonomia no relacionamento entre gestor e seu subordinado, considerando a estrutura da empresa. Dessa forma, possibilita ainda desenvolver um plano de carreira e de treinamento, e ainda avaliar e classificar funções, administrar salários e desempenho, orientando processos de recrutamento e seleção.
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Departamento | Supply chain e/ou logística |
Subordinação | Responde ao principal executivo (CEO) da empresa ou diretamente ao conselho diretivo |
Propósito | Responsável pela visão, estratégia, liderança e desempenho de todo o sistema de abastecimento (oferta) e distribuição (atendimento da demanda). Auxilia o comitê executivo nas decisões de planejamento, orçamento, controle econômico/financeiro e recursos humanos para alcançar os objetivos empresariais estabelecidos. Administra os gerentes e participa dos planos de marketing e S&OP, visando ao lucro e à prosperidade do negócio. |
Funções e Atividades | Operações: avaliar todos os processos de inbound, intralogística e outbound, desenvolvendo planos, projetos e metas de curto e longo prazo. Supervisionar todos os serviços de suprimentos e distribuição para assegurar que as necessidades explícitas e implícitas da empresa e de seus clientes sejam atendidas. Promover inovações e focalizar recursos e esforços na melhoria contínua, tomando decisões sobre investimentos, instalações, ampliações, substituições e interrupções de operações e serviços Relacionamentos: estabelecer e manter relacionamentos profissionais e cordiais com clientes, fornecedores, parceiros comerciais, público, órgãos governamentais, imprensa e demais interessados. Resolver conflitos entre funcionários, departamentos e outras entidades conforme requerido. Comunicação: participar ativamente em reuniões executivas para compartilhar ideias, avaliar opções e estabelecer políticas. Exercer liderança efetiva, representando o departamento em eventos públicos e privados. |
Perfil | Formação: usualmente engenharia, administração, economia ou comércio exterior, com pós-graduação na área. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse específico e educação continuada em assuntos de logística, administração e tecnologia da informação. Experiência aplicada: cinco ou mais anos em posições similares. É preciso compreender o negócio da empresa de forma sistêmica, demonstrando domínio de liderança, tomada de decisão e negociação. Habilidade de planejamento e orçamento, plano de negócio e análise de investimentos são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente (linguagem e falada) com a organização, com parceiros, clientes e público. |
Requisitos Especiais | a) Experiência executiva em organizações globais b) Disponibilidade para viagens frequentes c) Domínio de segunda ou terceira língua |
Entre as principais dicas para a adaptação na sua empresa, recomendamos descrever as atividades por meio de verbos de ação no infinitivo, com cuidado em relação ao assédio moral, de forma a não utilizar quaisquer termos que possam sugerir discriminação de raça, religião, idade, gênero, origem ou incapacidade física ou mental.
A descrição de cargo deve ser suficientemente detalhada para não parecer vaga ou superficial, e deve ser escrita em linguagem simples e clara para que o funcionário compreenda, porque ele é, afinal, o principal interessado. em resumo, o uso de termos técnicos deve vir acompanhado de respectivos esclarecimentos, para não haver dúvidas.
O conteúdo da ficha de descrição de cargo geralmente inclui:
a. título: designação(ões) do cargo na empresa;
b. subordinação: nível ou posição no organograma, tais como executivo, Diretor, Gerente, supervisor, Líder ou Operacional;
c. propósito: missão, objetivo ou finalidade do cargo;
d. funções: relação das principais atividades e responsabilidades (essenciais e secundárias), ordenada pelos requisitos em ordem decrescente de importância;
e. perfil: relação das competências, habilidades e atitudes requeridas;
f. qualificações especiais: demandas físicas da função, tais como levantamento de peso, acuidade visual ou manual, resiliência, etc… (exemplos: raciocínio lógico, solução de problemas, administração do tempo, direção de empilhadeira, aspectos tributários);
g. local: divisão, departamento, setor e localização física (planta/cidade/estado);
h. ambiente de trabalho: quando requerido, indicar as temperaturas máximas ou mínimas, existência de nível de ruído excessivo, poeira, vibrações, agentes químicos ou riscos específicos;
i. dados administrativos: pessoa incumbida do cargo, nome de quem elaborou, data de revisão, etc.
*Daniel Gasnier