A EY Portugal divulgou algumas conclusões sobre o last mile delivery no setor da logística urbana.
A consultora acredita que nos próximos anos o setor da logística urbana irá sofrer «grandes alterações», sendo necessária a articulação entre os vários players do ecossistema «para endereçar o desafio específico do last mile delivery, no decorrer da transformação digital».
Segundo a EY Portugal, as soluções futuras de mercado passam pelos enquadramentos regulatórios a ser definidos e pela incorporação com sucesso de tecnologia já existente que satisfaça as necessidades específicas de cada modelo de negócio. Também é previsível que o impacto do congestionamento de tráfego e a aposta na redução de emissões poluentes criem pressão nos custos da operação logística, «tendo as autoridades públicas um papel preponderante na definição do enquadramento regulatório apropriado». Por outro lado, os desafios aumentam com a crescente exigência quanto à rapidez e flexibilidade de local e horário de entrega.
Das conclusões divulgadas pela consultoria:
– O futuro enquadramento regulatório traz significativas incertezas relativamente ao potencial modelo de negócio e operativo do last mile delivery;
– O ecommerce e os meios de transporte e distribuição terão um impacto significativo na experiência de “last mile delivery”;
– Os principais enablers tecnológicos com impacto no “last mile delivery” a causarão disrupção em todo o ecossistema de mobilidade e setores adjacentes;
– A coordenação entre os players da cadeia de valor permitirá capturar oportunidades e sinergias, sendo crítico o papel de cada um no fomento de um ecossistema eficiente;
– Os modelos de entrega focados nos modos de transporte leve e no cumprimento das expectativas crescentes do consumidor serão os principais drivers de disrupção no “last mile delivery”.