Expansões com novos fornecedores de equipamentos.
Empresa encontrou na MOVIMAT 2010 a solução ideal para sua movimentação de materiais

Para  acompanhar  o  crescimento  do mercado automobilístico, de autopeças e linha branca, a Multiaços, empresa
que atua no mercado de distribuição e beneficiamento de aços planos para todas  as  aplicações  e  segmentos, expande suas  unidades  de  distribuição  de  chapas  de aço e corte/dobra com valor agregado com a inauguração em 2011 de uma filial em Betim (MG), que tem como principal cliente a Fiat, além dos  fornecedores  da montadora.  Com  isso,  a empresa  consolida-se  com  sete  unidades  em todo o Brasil (veja quadro).
Além de utilizar matérias-primas seleciona-das, a Multiaços age com eficiência no controle de processos. Por isso, nas operações de carga e descarga conta tanto com pontes rolantes como com empilhadeiras para fazer a movimentação de bobinas de aço e chapas cortadas (blanks). “Não dá para contar com só um tipo de equipamento”, explica o diretor industrial da empresa, Eduardo Henrique Gremellmayer. “Os dois têm suas características e vantagens”, completa.
Em  2010  a  Multiaços  adquiriu  25  pontes rolantes para equipar a matriz em Mauá (SP) e as novas filiais. Ideais para elevação e transferência de bobinas ou de perfis longos, as pontes rolantes ocupam pouco espaço nos corredores. Mas quando a necessidade é por flexibilidade, carregamento na expedição e operação nos pátios, uma empilhadeira frontal a contrapeso é fundamental.
Até  então,  a  frota  de  empilhadeiras  da Multiaços era padronizada em uma única marca, mas  visitando  a  última  MOVIMAT,  Eduardo  se surpreendeu com a Hyundai, tanto pelo porte das empilhadeiras de 3 t, como por disponibilidade de entrega, como preço e condições de pagamento.
Foi um bom negócio para três empresas: a BMC – Brasil Máquinas de Construção, representante das empilhadeiras Hyundai para o Brasil,  que es-tava expondo uma empilhadeira de médio porte, a Liftcom, distribuidora da marca para a Grande São Paulo, que concretizou a venda, e a Multiaços, que foi à MOVIMAT em busca de um bom negócio para substituir e ampliar sua frota.

Grande venda

A venda de grandes quantidades de empilhadeiras não acontece só na região Sudeste do Brasil. O G.Barbosa, por exemplo, forte rede de supermercados nordestina que hoje pertence a um grupo chileno Cencosud, adquiriu recentemente 76 veículos, entre empilhadeiras e transpaletes elétricos da Still para operar em seu centro de distribuição em Aracaju (SE) e lojas de Maceió (AL). A venda foi concretizada após visita à MOVIMAT 2010 pela Tolentino Engenharia, distribuidora da Still na região, que também será responsável pela manutenção dos equipamentos.

Unidades Multilaço

Unidade Metragem (m²) Empilhadeiras Pontes Rolantes
Mauá (SP) 30.000 08 28
Araraquara (SP) 5.000 01 01
Betim (MG) 10.000 03 12
Contagem (MG) 2.000 03
Curitiba (PR) 2.000 02
Maringá (PR) 6.000 03

Foram adquiridas oito empilhadeiras contra-balançadas Hyundai modelo 30 L7  a gás e com capacidade para 3 toneladas, torre duplex de 4 metros e alguns opcionais, como pneus maciços e garfos de 1.500 mm. Destas, seis serão entregues na unidade de Mauá e duas na filial de Betim. “A MOVIMAT  é  uma  feira  da  qual  gosto  muito  de participar”, diz o diretor da Liftcom, Carlos Alberto de Paula. “O evento é uma excelente oportunidade para  encontrar  parceiros,  fornecedores,  clientes fidelizados e conquistar novos”, completa.

Outro aspecto positivo destacado pelo diretor é a qualificação do público visi-tante. “Estávamos prospectando determinada empresa há  tempo.  Já  havíamos, inclusive,  enviado  empi-lhadeiras para testes, mas não tínhamos conseguido o contato  com  a  pessoa  de decisão.  Isso  foi  acontecer na  MOVIMAT  2010,  onde pudemos  finalmente  conversar”, justifica.
A  Hyundai  participa  da MOVIMAT desde o início de suas operações no Brasil. “Acredito que foram vários os aspectos que nos levaram a conquistar a Multiaços: dife-renciais do veículo, como freio a disco banhado a óleo, mais eficiente e com intervalo de manuten-ção maior, e os de pós-venda, como estoque de peças, oficina própria com mecânicos treinados pela própria Hyundai e carro-socorro, essencialpara operações severas como as da Multiaços, onde empilhadeira parada é prejuízo”, finaliza Carlos Alberto.

mais informações
BMC/ Hyundai: (11) 4152-4801
Liftcom: (11) 3729-2822
Tolentino Engenharia: (81) 3441-5629


By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain