athenas-plataforma

athenas-plataformaA Athenas, empresa especializada em tecnologia para logística, lançou o TOS+, uma plataforma que permite automatizar os processos operacionais e de gestão de terminais logísticos. O TOS+ otimiza operações ao integrar hardware e software, com o diferencial de agregar em uma única ferramenta uma solução multiterminais, multicarga e multimodal.

Por ser modular, o TOS+ também pode ser adequado a terminais de grande, médio ou pequeno porte – sempre atendendo aos requisitos e regulamentações nacionais e internacionais.

A ideia é simples: construímos uma plataforma universal de logística, que pode receber diversos plugins, voltados para as diferentes necessidades dos terminais logísticos. Com esta base pronta, é possível criar a parametrização para os vários tipos de carga – contêineres, carga geral e granel – e modais – ferroviário, rodoviário, aquaviário e aéreo. Para que a integração seja completa, o TOS+ também oferece uma solução para o sistema de gestão das áreas comercial e financeira, incluindo a integração com os sistemas de gerenciamento ERP disponíveis no mercado.

Desenvolvido para funcionar na web, o TOS+ reduz a burocracia e o retrabalho causado pelo uso de sistemas manuais ou não integrados. A estimativa é que a plataforma deve diminuir o fluxo de papeis em até 95%, os custos operacionais em até 15% e de overhead em até 35%. Já as receitas podem subir em até 15% com a otimização dos apontamentos e novos serviços proporcionados pela automação. Para os clientes dos terminais portuários, o TOS+ agiliza as operações e facilita o acompanhamento do transporte de suas cargas.

“A automação começa a ser percebida desde o processamento documental, passando pelo agendamento da entrega e recebimento de uma carga até a comunicação com os sistemas da Receita Federal, passando pela pesagem, identificação biométrica de profissionais no local, posicionamento da carga no pátio e até cobrança dos serviços. De forma automática, o TOS+ coleta todos os dados exigidos pelo Siscarga, envia os arquivos, recebe as liberações e transmite as informações aos operadores. Dessa forma, há menos possibilidade de erros e mais velocidade na operação”, afirma Marcos Barcellos, CEO e sócio da Athenas.

By gab