Os processos de picking e packing são fundamentais para o sucesso logístico do varejo digital.
Ter essa parte da rotina bem apurada e funcionando com excelência pode alavancar um serviço parcialmente satisfatório para o sucesso com seus clientes.
Já imaginou conseguir evitar gastos desnecessários no estoque com produtos com pouca saída, ganhar agilidade na embalagem e ainda garantir a integridade do produto na entrega para o cliente? Esses são alguns fatores que fazem do picking e packing tão importantes para o dia a dia da loja virtual. Como o lojista pode trabalhar essas duas competências da melhor forma em prol do crescimento de seu negócio?
E não para por aí: como cada empresa necessita de um modelo específico, já que são números de produtos distintos, foram desenvolvidos métodos de organização diferentes de picking. Entre eles estão o discreto, no qual cada colaborador envolvido no processo executa a operação do início ao fim em um pedido de cada vez; o por zona, onde cada profissional envolvido atende apenas um tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque), entre outros.
Já o packing é o processo seguinte do picking e tão importante quanto. Ou seja, merece toda atenção. Estamos falando do empacotamento, acomodação dos produtos e embalagem. Aqui é preciso se atentar com alguns pontos como: proposta de marketing antes do envio ao cliente, caixas, pacotes, etc. Embalagem apropriada, com os cuidados necessários para proteção do produto, formato ideal, tamanho, etc.
Tudo precisa estar funcionando perfeitamente bem pois, com os avanços das vendas online, o perfil do comprador mudou. Segundo dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce cresceu 12% em 2017 e o 37º relatório Webshoppers da Ebit nos disse que este ano fechará com cerca de 60 milhões de novos compradores no varejo digital. Ou seja, mesmo em um mercado conturbado com o Brasil em crise, as vendas online continuam em grande crescente.
Como consequência, o perfil do cliente é muito mais exigente. Eles estão cada vez mais informados e com fácil acesso a ferramentas de tecnologia. Portanto, um atraso na entrega, quantidade errada, qualidade inferior ao oferecido e não entrega do produto, traz enormes prejuízos para as empresas.
Para não errar na logística é preciso acompanhar de perto o setor. Deixo aqui abaixo algumas dicas importantes para você medir se está tudo funcionando corretamente em cada um dos processos internos da operação:
Como descrevi no texto, o picking e o packing são fundamentais para a logística dos e-commerces. Quando bem feitos, eles possibilitam o maior desempenho e até o aumento das vendas de uma loja virtual. Quanto mais claras e bem desenvolvidas as etapas da rotina de um e-commerce estiverem, melhor o desempenho da loja no final de cada dia.
Vamos juntos com tudo rumo a 2019!
Sidney Zynger — Diretor de Marketing do Bling, sistema de gestão empresarial (ERP) 100% online para micro e pequenas empresas.