Quem disse

Quem disse“Qual é a meta da empresa?”. A pergunta feita por Eliahu Goldratt, no início dos anos 1980, que foi retratada pela IMAM Consultoria na primeira publicação do livro “A Meta”, marcou uma geração de profissionais que, na busca da produtividade, visualizaram grandes oportunidades de fazer as empresas ganharem mais dinheiro.

 

 

Porém, com o passar do tempo, inúmeros indicadores de desempenho começaram a se proliferar nas organizações e a produtividade passou a ser medida por diferentes deles, que nem sempre retratam o que a empresa realmente objetiva. Por exemplo, você ou sua empresa costumam utilizar o tradicional indicador de produtividade “produção/homem hora”?

 

Este modelo típico mostra a evolução da produtividade, ao longo do tempo, em diferentes tipos de negócio. Além disso, existem empresas que até comparam o desempenho de suas unidades de negócio e premiam os primeiros colocados, onde diretores, gerentes e também os colaboradores são premiados, gerando assim um comportamento condicionado do tipo: “diga-me como me medes, que eu lhe direi como me comportarei”.

 

Para saber mais sobre o assunto, acesse a versão online da revista em seu computador e dispositivos móveis com Android ou iOS.

By gab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *