retrakempilhadeirasbateria

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A Retrak Empilhadeiras, empresa que loca e vende equipamentos para a movimentação de materiais da Linde e STILL, acaba de agregar a seu portfólio o Carregador Retrak F1.

Este equipamento é resultado de investimentos no desenvolvimento de produtos para suporte à frota própria de locação com foco na segurança e no aumento da produtividade.
O carregador de baterias tracionárias modelo Retrak F1 é um equipamento projetado, segundo Sérgio Guimarães, diretor técnico da Retrak e responsável pelos novos desenvolvimentos, com base em observações dos principais problemas registrados no uso de baterias tracionárias em campo. “As falhas humanas têm um caráter decisivo na segurança de operação e vida das baterias, tornando imprescindível a adoção de equipamentos automatizados que reduzam os erros do operador”

Entre os destaques do Retrak F1 que o tornam inovador estão:
• Abastecimento de água sem intervenção humana: a bateria recebe água do carregador quando precisa e na quantidade certa.
• Cargas de equalização automáticas: impedem o desequilíbrio entre as células. O próprio carregador determina a necessidade e aplica a carga de equalização.
• Término da carga por dV/dt: sistema que assegura a carga adequada para baterias de marcas e idades diferentes sem intervenção do operador.
• Desconexão sem centelha: mesmo que o operador esqueça de desligar o carregador antes de retirar a tomada, o sistema “percebe” que o operador vai desconectá-la e desliga a corrente antes que isto ocorra.

Não há centelhamento que poderia provocar a ignição do hidrogênio.

O diretor executivo da Retrak, Fábio Pedrão, comenta que uma das diretrizes da empresa é investir em pesquisa e desenvolvimento para manutenção e suporte à frota de locação, atualmente com mais de 2.000 equipamentos e que por isso, foi criada uma equipe dedicada a projetos especiais que, desde 2014, vem apresentando as novidades aos seus clientes. “Precisamos inovar e, como prestadores de serviços, isso vai além de manter a frota moderna: consiste também na criação de soluções que aumentem a segurança e rapidez nas operações e reduzam custos para o cliente”, afirma, destacando que os acessórios estão disponíveis apenas para os clientes de locação de frotas, não sendo comercializados.

Prata da casa

As baterias, de acordo com Sérgio Guimarães, foram o alvo inicial dos desenvolvimentos devido aos altos custos de manutenção.“O primeiro projeto que de fato concretizamos foi a Eco B, uma bateria ecológica que recebeu uma caixa com detalhes construtivos e revestimento especial para evitar a corrosão por ácido e subsequente vazamento”, destaca o executivo. “Depois focamos a troca de baterias sob dois aspectos: segurança e ergonomia. Daí nasceu o projeto do TAB. Da procura por maior segurança e economia para abastecimento de água das baterias, surgiu a UAA”.
A UAA (Unidade Autônoma de Abastecimento) facilita a operação de abastecimento de água da bateria e promove ganhos de produtividade e segurança. O cliente não precisa mais se preocupar em obter a água adequada à bateria. O equipamento tem filtro e deionizador próprios e o cliente apenas coloca água de torneira em seu reservatório; um painel indica a qualidade da água e o nível baixo do reservatório; é acoplável ao engate da bateria para enchimento simultâneo de todos os elementos e tem reservatório de água para acúmulo de até 16 litros. A UAA permite o abastecimento de todos os elementos da bateria em uma só operação de apenas 15 segundos.
O TAB (Trocador Automático de Baterias) foi desenvolvido para eliminação total do esforço e redução do tempo gasto na troca de baterias. Montado sobre uma transpaleteira elétrica, o TAB transporta facilmente a bateria entre a máquina e a estação de carga, sendo equipado com motor independente para realizar os movimentos de puxar e empurrar a bateria com controle preciso de movimentos.

By gab

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