A Schmersal, empresa de sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, implementou a solução de automatização de chão de fábrica da TOTVS, o MES (Manufacturing Execution System).
Com uma operação complexa, a companhia alemã desenvolve e produz aproximadamente 25 mil mecanismos e dispositivos diferentes, sendo que cerca de 6 mil desses componentes pertencem à sua unidade fabril de peças injetáveis, área de atuação do MES. Com a adoção da tecnologia, a Schmersal conseguiu reduzir um turno de trabalho nessa planta, evitar a aquisição de duas novas máquinas requeridas anteriormente e, ainda, elevar a sua produtividade, acompanhando o crescimento médio de 20% ao ano do seu faturamento.
O TOTVS MES powered by PPI-Multitask atua 100% integrado ao ERP da companhia, garantindo uma troca de informações segura e transparente. Todos os controles que eram feitos manualmente, passaram a ocorrer de forma eletrônica, evitando falhas no reporte e desonerando o tempo dos operadores com essa atividade. A solução é responsável pela coleta de dados das máquinas da fábrica, permitindo o apontamento online de ordens de produção, consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção. Tudo por meio de indicadores de desempenho, apresentados em tempo real para facilitar e tornar a gestão mais assertiva.
Além disso, com o TOTVS MES, a Schmersal consegue comparar as informações sobre a produtividade dos operadores, verificar o tempo gasto na preparação das máquinas para cada linha de produto, a capacidade de produção e todos as ocorrências durante os processos. Dessa forma, a companhia alemã tem uma compreensão clara sobre os seus negócios, visualizando a sua operação em detalhes para determinar os melhores direcionamentos a seguir.
A Schmersal processa os seus pedidos de produção diretamente no ERP da TOTVS, que, automaticamente, transmite as informações ao MES. Já parametrizado de acordo com as linhas de máquinas, peças e profissionais, o sistema indica como a produção deve ocorrer, determinando a ordem de trabalho, os equipamentos que precisam ser utilizados e os operadores que serão envolvidos. O objetivo é acelerar o processo como um todo por meio de um controle preciso de todas as etapas da operação.